Xiaomi Mi Note 10 Review

Autor(a):

Review do Xiaomi Mi Note 10 em dois minutos

O Xiaomi Mi Note 10 não é um telefone que você esperaria ser particularmente revolucionário, sendo um dispositivo intermediário da marca chinesa de tecnologia econômica Xiaomi, mas poderia ser o dispositivo que faz o mundo dos smartphones se sentar e perceber isso chamado “orçamento” de marcas chinesas.

Isso porque o Mi Note 10 traz todas as características de um telefone topo de linha, mas sem o preço final – ele possui uma bela tela com bordas curvas, bateria enorme, sensor de impressão digital na tela, cinco câmeras traseiras e, a maioria notavelmente, foi o primeiro smartphone a vir com um sensor de câmera principal de 108MP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa câmera supera os 12MP do iPhone 11 e até os snappers de 40MP do Huawei P30 Pro . É uma visão intrigante do dilema das câmeras dos smartphones – como pode um snapper rivalizar com uma DSLR? Diferentemente da Apple, Huawei e Samsung, a Xiaomi está confiando no hardware de força bruta, e não no software de pós-processamento, e o Mi Note 10 consegue tirar ótimas fotos sem que a IA altere a imagem para o esquecimento.

Dizer que tira ótimas fotos é um eufemismo, na verdade, já que o Xiaomi Mi Note 10 é um dos melhores celulares com câmera , especialmente se você estiver com um orçamento limitado. Isso apesar de alguns de seus cinco snappers traseiros parecerem um pouco inconsistentes e possivelmente redundantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Além da câmera, o Mi Note 10 é um dispositivo impressionante de outras formas, com sua construção durável, tela bonita e carregamento incrivelmente rápido, mas também possui um calcanhar de Aquiles na forma de seu chipset de gama média – o processador claramente luta para lida com imagens de 108MP e também tem problemas com outras tarefas, de modo que o espectro deste chipset intermediário está sempre presente quando você está usando o telefone.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda assim, um concorrente de telefone premium vendido por um preço (relativamente) baixo inevitavelmente terá algumas fraquezas – e quanto mais você usa esse telefone, mais descobre que é capaz de ignorar a maioria dessas deficiências.

 

Preços e disponibilidade do Xiaomi Mi Note 10

No Reino Unido, o Xiaomi Mi Note 10 foi lançado oficialmente em 26 de fevereiro de 2020. O preço do Mi Note 10 é de £ 459 pelo modelo de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Se você deseja mais energia e espaço, há também uma configuração de 8 GB / 256 GB que custará £ 549.

Embora esses sejam os preços no próprio site da Xiaomi, o Mi Note 10 parece estar disponível por pouco menos de £ 400 na Amazon – para que possa pagar um pouco para comprar um pouco.

Ainda não há informações sobre o preço ou a data de lançamento do Xiaomi Mi Note 10 nos EUA ou na Austrália, mas também está disponível na Europa e custa 549 € (cerca de US $ 610 ou AU $ 880).

Ainda não possuo o valor oficial no mercado brasileiro.

 

[su_note radius=”5″]

[/su_note]

 

Projeto

O Xiaomi Mi Note 10 segue a aparência ‘padrão’ do Android e a melhora de várias maneiras; não é tão distinto quanto o Oppo Reno ou o Huawei Mate 30 Pro , mas também não é idêntico às legiões de smartphones Android com aparência semelhante.

O telefone mede 157,8 x 74,2 x 9,7 mm, por isso é um dos smartphones mais grossos que testamos – você provavelmente notará isso quando estiver usando o dispositivo, embora tenhamos nos acostumado com bastante facilidade. Essa espessura é refletida no peso de 208g, que novamente é relativamente pesado para um aparelho, embora tenhamos usado dispositivos mais pesados.

A parte frontal e traseira do Xiaomi Mi Note 10 são feitas de Gorilla Glass 5, imprensando uma moldura de alumínio, para que o telefone pareça robusto e tranquilizador.

 

A tela do Mi Note 10 é curvada – mais na tela em breve – e a parte traseira do smartphone também é curvada, mais do que na maioria dos outros dispositivos. Isso faz com que as bordas do telefone fiquem visivelmente arredondadas na mão, e o dispositivo é, portanto, bastante confortável de segurar na mão.

Nas bordas do telefone, você tem uma porta USB-C padrão e um conector de fone de ouvido de 3,5 mm por baixo, para que os usuários de fones de ouvido com fio encontrem esse um dos poucos dispositivos que ainda podem usar sem ter que usar um par Bluetooth. Na extremidade direita do telefone, há um botão liga / desliga e um botão de volume, ambos baixos o suficiente para serem fáceis de tocar com um dedo para todas as mãos, exceto as menores.

Uma queixa que temos com o design do Mi Note 10 é a colisão traseira da câmera, que é pronunciada e se destaca bastante em comparação com as colisões na maioria dos telefones. As bordas da protuberância em nosso aparelho de revisão rapidamente se desgastaram como resultado, o que (literalmente) tirou o brilho da aparência elegante.

Também é curioso que nem todas as câmeras fiquem dentro da colisão, pois duas estão realmente abaixo dela. Isso não muda a maneira como você usa o telefone, mas oferece uma aparência mais estranha e menos esteticamente agradável do que se todas as lentes estivessem incluídas na colisão.

 

Exibição da tela do Mi Note 10

 

O Xiaomi Mi Note 10 possui uma tela de 6,47 polegadas, portanto, dependendo do tamanho da sua mão, é pequena o suficiente para ser facilmente utilizável com uma mão, embora para alguns usuários possa cair no campo do “ uso de duas mãos ”.

A tela é um painel AMOLED com resolução 1080 x 2340 e, embora as telas AMOLED tendam a ficar bem, elas normalmente não ficam tão bem em um telefone de médio alcance. As cores são realmente pop, o brilho máximo é bastante alto, as imagens parecem texturizadas e o contraste é bom. A maioria dos smartphones com telas tão boas é de dispositivos premium, e é bastante raro ver telefones de gama média com a tecnologia.

Uma coisa que vale a pena notar é que, ao contrário de muitos outros telefones, não há um toque duplo para ativar a opção de exibição, o que pode ser um pouco chocante para as pessoas acostumadas com esse método de ativar o telefone. Em vez disso, você precisa pressionar o botão liga / desliga ou, se o desbloqueio de impressão digital estiver ativado, mantenha o polegar pressionado no sensor na tela para ativar o dispositivo.

Como mencionado, as bordas da tela são curvas, como no Samsung Galaxy S10 ou no Huawei P30 Pro , no entanto, no Mi Note 10, a curva é um pouco mais acentuada, o que torna o telefone mais fácil e confortável de segurar; no entanto, ocasionalmente, pressionávamos inadvertidamente a borda curvada ao segurar o telefone, o que poderia ter consequências irritantes, como trocar de página em um e-book que estávamos lendo.

Na parte superior da tela, há um pequeno entalhe em forma de lágrima no centro, que abriga a câmera frontal. Não é particularmente intrusivo, mas outros telefones têm alternativas como recortes e câmeras pop-up, por isso é uma questão de gosto pessoal, se você é ou não fã do notch.

 

Xiaomi Mi Note 10: Câmera de 108MP

 

O principal recurso do Xiaomi Note 10 é sua câmera: o sensor principal de 108MP é o primeiro de seu tipo em um smartphone no mundo e é uma parte tão importante da identidade do telefone, e o discurso de vendas da Xiaomi, que ‘108MP’ é carimbado na parte traseira do telefone.

Esta câmera traseira principal é acompanhada por um grande número de vizinhos: há um sensor de 12 MP com uma lente telefoto 2x para o modo retrato; um segundo snapper telefoto, este com zoom de 5x e sensor de 5MP, para fotos com zoom; uma câmera ultra larga de 20MP; e finalmente um snapper macro de 2MP.

Felizmente, dado o peso das expectativas, a câmera principal de 108MP tira fotos absolutamente incríveis. Esqueça o iPhone 11 Pro, Huawei P30 ou até o Realme X2 Pro – este telefone tira algumas das fotos mais bonitas que você obtém de um smartphone.

Tudo aqui está no ponto: as cores são ricas, o contraste é suficientemente nítido ou sutil para caber na foto e as imagens são brilhantes. As fotos são automaticamente divididas em 4 em 1 pixel para criar snaps de 27MP, mas se você quiser (e não estiver preocupado com a falta de espaço de armazenamento), poderá filmar em 108MP total.

Tudo aqui está no ponto: as cores são ricas, o contraste é suficientemente nítido ou sutil para caber na foto e as imagens são brilhantes. As fotos são automaticamente divididas em 4 em 1 pixel para criar snaps de 27MP, mas se você quiser (e não estiver preocupado com a falta de espaço de armazenamento), poderá filmar em 108MP total.

Se você tirar fotos de 108 MP, poderá ampliá-las depois e descobrirá que os detalhes e a qualidade geral são válidos – isso é ótimo para as pessoas que editam suas imagens, pois significa que você pode cortar fotos sem se preocupar com o fato de elas ficarem muito baixa resolução. Nem todo mundo precisará tirar fotos de 108MP, é claro – é um exagero sério para o Instagram, por exemplo – mas é uma opção fantástica.

Tirar fotos de 108MP tem outra desvantagem, além de encher seu armazenamento, já que o Mi Note 10 demora um pouco para processá-las – enquanto isso acontece, você não pode tirar outras fotos, visualizar sua foto ou sair do aplicativo. Em alguns casos, isso pode levar de alguns segundos a quase um minuto e, embora ocasionalmente ocorra também em retratos, fotos ultra-amplas e normais, era um problema muito maior com fotos de 108MP.

É um problema que decorre do principal ponto fraco do dispositivo: seu processador, que abordaremos na seção ‘Especificações e desempenho’ desta revisão. Basta dizer que isso diminui um pouco a experiência fotográfica, mas a qualidade da imagem não é afetada – e é improvável que você esteja capturando imagens de 108MP o dia todo.

A próxima câmera sobre a qual falaremos é a câmera retrato de 12MP e, novamente, é uma delícia de usar. Os snaps tirados com ele detectaram o objeto de forma confiável e aplicaram o desfoque de fundo apropriado, com pouco ou nenhum desfoque do assunto, ou qualquer outro problema que você às vezes obtém nos modos retrato retrátil.

O único problema aqui é que o sensor está emparelhado com uma lente telefoto 2x; portanto, quando você ativa o modo retrato, esse nível de zoom é aplicado automaticamente e você não pode diminuir o zoom. Isso geralmente significava que tínhamos que dar alguns passos para trás antes de tirar uma foto de retrato, mas geralmente achamos que precisamos estar um pouco mais perto do que é ideal para o assunto para capturar um retrato decente em outros telefones, portanto, isso não foi o fim do mundo.

Abaixo dessa lente telefoto está o segundo, usado para fotos com zoom de longo alcance e que oferece zoom óptico de 5x. Esse snapper foi um pouco decepcionante, já que o sensor tem apenas 5MP, por isso, embora pudesse fechar distâncias muito bem, as fotos resultantes eram um pouco granuladas e sem brilho. De fato, geralmente achamos mais fácil tirar um encaixe de 108MP e recortá-lo na seção que desejávamos (apesar dos problemas com esta câmera mencionados acima). Esse sensor realmente precisa ter uma resolução mais alta para que as fotos com zoom sejam boas.

Falando em lentes redundantes, realmente lutamos para tirar fotos decentes em close-up com a lente macro e seu sensor de 2MP. As fotos macro eram granuladas e de baixa resolução, e novamente usando a câmera principal retornou resultados muito melhores. Esse snapper parece totalmente redundante e, sem querer parecer muito cínico, parece que foi incluído para elaborar uma lista de especificações. Teríamos preferido ver o modo macro OnePlus 7T Pro com uma lente ultra-larga, em vez de uma câmera dedicada fraca como esta.

A câmera final, a câmera ultra larga de 20MP, é decididamente ‘boa’. As fotos tiradas com ele pareciam boas, sem quantidades excessivas de distorção, mas não ficamos impressionados com os resultados. Dizendo isso, esta é a câmera que menos usamos no nosso tempo com o Mi Note 10 e imaginamos que será a mesma para a maioria das pessoas.

Também encontramos um problema com esse snapper que não encontramos antes em um telefone. É bastante baixo no corpo do dispositivo e, muitas vezes, quando estávamos tentando tirar uma foto, percebíamos que nossas mãos segurando o telefone estariam emolduradas. Devido à maneira como seguramos o telefone ao tirar fotos, esse foi apenas um problema ao tirar a orientação de retrato, mas muitas vezes tivemos que refazer as fotos quando notamos nossos dedos rastejando no quadro.

Na parte frontal, o Xiaomi Mi Note 10 possui uma câmera de 32MP naquele entalhe acima mencionado, e nos divertimos muito brincando com seus vários filtros e recursos. As selfies pareciam bastante vibrantes e de alta qualidade, e o software do dispositivo era capaz de identificar e desfocar fundos, mas não assuntos.

Portanto, essas são as lentes cobertas, mas para muitas pessoas, a qualidade de um telefone com câmera depende da facilidade de uso e dos recursos, assim como da qualidade da imagem. Como mencionado anteriormente, o Mi Note 10 às vezes era um pouco lento, demorando um pouco para processar imagens. Ele também travava ocasionalmente, e perdíamos algumas fotos dessa maneira se elas não tivessem terminado o processamento. Novamente, tudo isso se deve ao chipset, que chegaremos em breve.

Em termos de qualidade de vídeo, você pode gravar até 4K. Isso apesar da gravação de vídeo em 6K ser um dos recursos do sensor de 108MP, por isso a ausência é curiosa e, quando perguntamos à Xiaomi sobre isso em um briefing de produto, eles não pareciam ter muita resposta. Dizendo que, relativamente poucas pessoas seriam capazes de tirar o máximo proveito do conteúdo 6K, não é um grande problema no momento.

Existem alguns modos de imagem ou vídeo que alguns usuários aproveitarão ao máximo, mas cada um teve uma desvantagem. O vídeo em câmera lenta é sempre um recurso interessante, no entanto, no Xiaomi Mi Note 10, esse é o snapper ultra-amplo, mas recortado para se ajustar ao mesmo campo de visão da imagem principal, o que resulta em perda da qualidade da imagem. O Modo Vlog é ótimo para criar facilmente vídeos curtos, mas funciona apenas com as câmeras traseiras, para que você não possa se filmar.

O modo noturno para fotos aqui não é incrível, pois as fotos tiradas nesse modo pareciam indistinguíveis das fotos tiradas sem o modo ativado. De fato, todas as imagens com pouca luz da câmera do telefone pareciam um pouco barulhentas, independentemente do snapper usado, embora a câmera principal recebesse luz suficiente para compensar às vezes.

Nossa análise da análise da câmera do Xiaomi Mi Note 10 pode parecer muito ruim, e parece que a Xiaomi tentou incluir muitos recursos aqui sem aprimorá-los adequadamente, e é por isso que há muito a criticar. Mas os snappers principal e retrato mais do que compensam as deficiências do resto, e no geral o aparelho tira fotos incríveis.

 

Desempenho Mi Note 10

Já mencionamos a grande fraqueza do Xiaomi Mi Note 10 acima, e agora podemos discuti-lo em mais detalhes: o chipset do aparelho simplesmente não é bom o suficiente. Há um chipset Snapdragon 730G aqui, que é um processador de gama média decente otimizado para jogos, mas em um telefone que aspira ao status premium, simplesmente não está pronto para o trabalho.

O principal efeito disso é o lento tempo de processamento de imagens acima mencionado e o fato de o aplicativo da câmera (e alguns outros aplicativos ocasionalmente) ter tendência a travar, mas também sentimos o desempenho surpreendentemente medíocre da bateria (como nós ‘ vou entrar) poderia ser o resultado disso também.

Se a Xiaomi estivesse procurando criar um telefone que pudesse genuinamente rivalizar com os melhores da Apple e Samsung, poderia ter optado pelo top-end (pelo menos quando o Mi Note 10 foi lançado) o chipset Snapdragon 855, que teria confortavelmente lidou com tudo que era exigido.

No entanto, se você olhar para o Mi Note 10 mais como um telefone de médio alcance, em vez de um pretendente ao trono premium, o processador sub-par se torna menos problemático e você pode sentir que pode viver com uma falha ocasional e pequeno atraso, dado o preço deste aparelho.

 

Quando se trata de jogos, o Xiaomi Mi Note 10 aproveita ao máximo o chipset Snapdragon 730G, e raramente notamos gagueira ao jogar jogos de ponta como o Call of Duty Mobile. A qualidade da tela tornou a experiência bastante agradável também; portanto, se você está procurando um bom smartphone para jogos, não vai dar muito errado aqui.

O Mi Note 10 está disponível com 6 GB ou 8 GB de RAM. Oficialmente, a versão 8G é chamada Note 10 Pro, mas, além da RAM extra, a única diferença é que o Pro possui 256 GB de armazenamento, em vez dos 128 GB da versão base, portanto, não há uma grande diferença entre os dois,

Algo que achamos bastante impressionante no Mi Note 10 é o alto-falante, que oferece áudio de boa qualidade com volume suficiente. É apenas um alto-falante mono e, quando você está assistindo a um conteúdo ou jogando, pode cobri-lo acidentalmente com a mão, mas é um alto-falante decente para um telefone.

O alto-falante é ótimo para ouvir música, mas talvez seus fones de ouvido sem fio não o sejam – tivemos alguns problemas com o Bluetooth, quando conectados a alto-falantes e fones de ouvido, pois ocasionalmente eram cortados ou gaguejados. Isso não tornava o telefone inutilizável para a reprodução de música, mas era irritante quando ocorreu, o que é algo a ter em mente. A inclusão de um fone de ouvido de 3,5 mm significa que as pessoas que usam fones de ouvido com fio ficarão felizes.

 

Programas

O Xiaomi Mi Note 10 roda o Android 9, que foi o mais recente sistema operacional disponível para os dispositivos Xiaomi quando foi lançado, com a interface MIUI da empresa por cima. A estética do MIUI apresenta ícones de quadrado arredondado e um esquema de cores suaves. Quando testamos o Mi 9, não éramos fãs da aparência do software, mas muito foi aprimorado desde então.

Porém, como em todas as interfaces de usuário de terceiros, se você prefere as interfaces de usuário de outras marcas, o gosto é grande, pois é principalmente uma questão de estética, com talvez algumas diferenças em termos de recursos e navegação.

No entanto, algumas coisas não são governadas pelo gosto, e o MIUI tem um problema que outras empresas de telefonia chinesas enfrentaram em suas próprias interfaces: bloatware. O Xiaomi Mi Note 10 vem com alguns aplicativos pré-instalados dos quais não éramos fãs, como o navegador Opera e alguns jogos leves. Além disso, determinadas pastas de aplicativos (apenas as que já vêm no telefone, e nenhuma que você criar) sugerem aplicativos extras para download, que atrapalham o seu telefone. Em geral, porém, o problema não é tão ruim aqui como vimos em outros lugares.

O Mi Note 10 não possui uma gaveta de aplicativos por padrão; portanto, os aplicativos que você baixar preencherão a tela inicial, mas você pode habilitá-la no menu de configurações.

Em geral, a interface do telefone parecia bastante rápida para navegar. Raramente experimentávamos gagueira ao navegar nos menus e, além de alguns jogos grandes, os aplicativos eram abertos imediatamente.

Uma coisa que realmente apreciamos no Mi Note 10 foi o desbloqueio facial, que é uma das implementações mais rápidas que usamos – às vezes o telefone era tão rápido para desbloquear que nem chegamos a ver a tela de bloqueio por causa do Rapidez. Isso pode ser um indicativo de problemas de segurança – pode ser que a tecnologia de reconhecimento facial não seja avançada o suficiente para analisar adequadamente um rosto.

 

Duração da bateria

A capacidade da bateria do Xiaomi Mi Note 10 é de 5.260mAh, muito maior do que a maioria dos smartphones modernos – a bateria do iPhone 11 é de 3.110mAh, por exemplo, o que é bastante típico. Você esperaria, portanto, que o Mi Note 10 tivesse uma excelente duração da bateria – pelo menos um dia e meio, ou talvez até dois dias – mas esse não é o caso.

Na verdade, descobrimos que o Mi Note 10 durava apenas cerca de um dia entre as cargas, o que foi um pouco abaixo do esperado devido ao enorme tamanho da bateria. Sim, é aproximadamente o tempo que a maioria dos smartphones dura, mas a maioria dos aparelhos tem baterias menores – e como o peso e a espessura do telefone provavelmente estão no tamanho da bateria, isso significa que o peso extra aparentemente não serve para nada.

Esperamos que os culpados pelo desgaste da bateria sejam a tela de alta qualidade, bem como o chipset específico usado aqui. Seja qual for o motivo, a duração da bateria de um dia não é exatamente decepcionante em comparação com outros telefones, mas esperávamos um melhor desempenho.

No lado positivo, quando colocamos o Mi Note 10 em nosso teste de bateria, que envolve carregar completamente o telefone, aumentar o brilho da tela ao máximo, deixar o Wi-Fi ligado e reproduzir um vídeo de 90 minutos, ele caiu apenas 8 % Essa é uma pontuação impressionante, derrotada em 2019 apenas pelo Huawei P30, que perdeu 7% e superando basicamente todos os outros smartphones.

Isso sugere que a bateria está otimizada para exibir conteúdo, se não necessariamente outras funções, algo com o qual concordaríamos com base em nossa mídia de streaming no tempo.

Não importa se a duração e o desempenho da bateria do Xiaomi Mi Note 10 são bons o suficiente para você, há um recurso que pode compensá-lo e é a velocidade de carregamento – o carregamento rápido de 30 W aqui é impressionante e otimiza o seu telefone. Tempo.

Na verdade, a velocidade de carregamento foi tão rápida que perdemos o hábito de carregar o Mi Note 10 durante a noite – o dispositivo foi ligado o suficiente quando nos preparamos para dormir, não havendo necessidade de deixá-lo conectado a noite toda.

Resta ver o que esse carregamento super-rápido faz para a bateria a longo prazo – é possível que ele danifique a bateria ao longo de anos de uso, por isso recomendamos que não deixe o telefone conectado por anos desnecessariamente.

 

Compre se …

Você quer tirar fotos de alta qualidade

Se você quiser tirar fotos incríveis ou retratos fantásticos, este é o telefone para você. Claro, existem algumas vantagens em possuir uma câmera DSLR ou mirrorless, mas se você quiser tirar fotos de primeira qualidade com um telefone, essa é a única.

Você quer um telefone que seja ótimo na mão

A tela curva e a traseira do Mi Note 10 significam que ele se sente bem na mão, independentemente de quão grandes ou pequenas suas mãos sejam.

Você quer um telefone premium sem gastar muito

A Xiaomi avaliou o Mi Note 10 de forma super competitiva e possui a maioria dos acessórios de um telefone topo de linha sem o preço. Portanto, se você deseja uma câmera de ponta, uma tela de ponta e carregamento rápido, sem pagar muito, este é um ótimo celular para você.

 

Não compre se …

Você odeia entalhes

A Xiaomi está aderindo ao entalhe onde outros o deixaram cair, e se você não gostar nem mesmo de um pequeno entalhe na tela, não vai gostar do Mi Note 10 – provavelmente preferiria um telefone com um furo ou câmera selfie pop-up.

Você não se importa com a câmera

A câmera do Mi Note 10 é o seu grande ponto de venda, por isso, se você não é do tipo que tira muitas fotos com o seu telefone ou não precisa que suas fotos sejam de alta qualidade, não vai conseguir o máximo deste telefone.

Você precisa de muito poder de processamento

O Mi Note 10 pode reproduzir jogos e mídia muito bem, mas no geral seu processador não é o melhor desempenho, portanto, se você precisar de um poder de processamento para tarefas multitarefas, procure um telefone com melhor especificação.

 

 

NOSSO VEREDICTO

O Xiaomi Mi Note 10 é uma potência em muitos aspectos, desde a qualidade da câmera e da tela às velocidades de carregamento e aparência elegante; é uma pena que haja alguns pontos fracos que ocultam a experiência de usar o telefone.

PARA

  • Incrível capacidade da câmera
  • Velocidades de carregamento rápidas
  • Qualidade de tela de ponta

CONTRA

  • Chipset fraco
  • Conectividade Bluetooth não confiável
  • A duração da bateria é um pouco abaixo do esperado