Tecnologia verde (greentech) também conhecida como tecnologia ambiental (envirotech) e tecnologia limpa (cleantech) é a integração da tecnologia moderna e da ciência ambiental para melhor preservar o meio ambiente global e seus recursos naturais e mitigar os efeitos negativos da atividade humana no planeta . A Greentech está centrada no desenvolvimento sustentável. É um reino de inovações que visam fazer mudanças na vida cotidiana. Pode-se considerar que ainda está em seus estágios de desenvolvimento e ainda está abrindo caminho para o mercado dominado por produtos e serviços que não levam em consideração o meio ambiente ao tentar atender aos desejos e necessidades do consumidor. A crescente conscientização sobre o estado terrível em que o planeta se encontra, no entanto, causou a delegação de recursos maciços para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais limpas, o que aumenta a esperança de grandes avanços no referido campo.
Objetivos da Tecnologia Verde
A Tecnologia Verde é considerada o futuro da sociedade porque não podemos continuar utilizando tecnologias nocivas que causam impactos negativos ao meio ambiente e a todas as formas de vida que dependem do planeta para seu sustento. Nós, humanos, que supostamente cuidamos do planeta, estamos levando-o para um caminho de desolação e morte. A Greentech visa encontrar e desenvolver maneiras de atender às necessidades do homem sem causar danos ao meio ambiente ou esgotar os recursos naturais do planeta muito rapidamente. Assim, oferece alternativas às tecnologias convencionais que podem apresentar quase o mesmo nível de satisfação, mas com redução significativa dos efeitos negativos ao meio ambiente.
Promover a reciclagem também é outro objetivo da Green Technology, fornecendo alternativas de produtos que são reutilizáveis e recicláveis, reduzindo significativamente a quantidade de lixo e poluição produzida durante a produção e consumo de seus desejos e necessidades pelo homem.
Tipos de Tecnologia Verde
1. Energia
Esta é a questão mais premente que precisa ser intervencionada pela tecnologia verde. Formas convencionais de geração de energia, como combustíveis fósseis como carvão e petróleo, produzem enormes quantidades de poluentes quando são extraídos e queimados. Quase toda a poluição do ar no mundo está relacionada à energia. A poluição do ar leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Os combustíveis fósseis também são limitados e pode ser apenas uma questão de tempo até que se esgotem. Encontrar e desenvolver fontes de energia renováveis que nunca se esgotam é, portanto, uma das prioridades da greentech.
2. Edifício
Projetar e construir edifícios e infraestrutura de forma que ajudem a conservar os recursos naturais também é classificado como Tecnologia Verde. Um exemplo de edifício verde é aquele que é construído de forma a manter-se fresco durante o dia e quente durante a noite, reduzindo assim eficazmente ou mesmo eliminando a necessidade de sistemas de aquecimento e refrigeração.
3. Compra preferencial
A tecnologia verde defende o uso de uma variedade de técnicas que permitem ao consumidor financiar produtos e ao fabricante encontrar métodos de produção que tenham o menor impacto negativo ao meio ambiente. A conduta geral de compras ambientalmente preferenciais levará produtores e vendedores a mudar para o lado verde do mercado.
4. Química
A Greentech também busca produtos químicos que possam reduzir ou eliminar danos já existentes ao meio ambiente, como derramamentos de óleo.
5. Nanotecnologia
A Greentech visa desenvolver inovações que possam integrar princípios verdes à nanotecnologia.