Antes de adquirir e configurar o hardware e o software, um educador precisa mudar toda a sua mentalidade sobre como instruir usando a tecnologia educacional. As mensagens que ensinamos aos nossos alunos mudaram ao longo dos séculos, no entanto, o meio em que apresentamos essas mensagens não mudou realmente. Claro que papel é usado em vez de tabletes, lápis em vez de giz e quadros brancos em vez de giz, mas essas mudanças não são realmente revolucionárias.
A informática e a internet estão revolucionando a forma como os educadores instruem os alunos. Esses avanços do século XX, usados adequadamente, tornam nossas vidas mais eficientes e, por sua vez, podem ajudar os educadores a fornecer um currículo com mais proficiência.
Os educadores precisam perceber que o aluno de hoje se sente mais confortável digitando um parágrafo no computador do que escrevendo em um pedaço de papel. Esses alunos tiveram a tecnologia e a internet em suas vidas desde que se lembram e se sentem muito à vontade para usá-la. Muitos educadores, por outro lado, lembram-se de uma época em que a tecnologia e a internet não faziam parte da vida cotidiana.
Esses educadores precisam se tornar parte da revolução tecnológica para poder integrar a tecnologia educacional em suas salas de aula. Blogging, web design, videoconferência e participação em comunidades on-line são apenas algumas das maneiras pelas quais os educadores podem se familiarizar com a era da Internet e da tecnologia. Podemos aprender com alunos que não nascem sabendo navegar pela internet ou usar todos os aparatos tecnológicos, eles simplesmente aprendem brincando com a tecnologia e por tentativa e erro. Vá em frente, comece a brincar antes que você perceba, você será um guru da tecnologia educacional.