Tecnologia e lesão cerebral – amigos ou inimigos?

Autor(a):

Quando um indivíduo sofre uma lesão cerebral, muitas vezes há uma corrida louca de membros da família para encontrar todas as maneiras possíveis de ajudar no processo de recuperação. A tecnologia é uma parte tão importante da vida hoje em dia que muitas pessoas vêem a tecnologia como a onda do futuro para o tratamento de déficits de lesão cerebral – e muitos terapeutas concordariam com eles.

De acordo com Quora.com, existem mais de 500 novos aplicativos lançados a cada dia em todo o mundo. A cada novo aplicativo existe a possibilidade de viver de forma diferente e aprender coisas novas. No mundo da reabilitação, novos aplicativos significam novas maneiras para os terapeutas chegarem mais longe no mundo da tecnologia para encontrar maneiras diferentes de ajudar os pacientes que sofreram uma lesão cerebral.

Ao procurar aplicativos que possam ajudar na recuperação de lesões cerebrais, é importante lembrar alguns pontos-chave:

  1. Qual é o objetivo do aplicativo?
  2. Quão difícil é aprender o app?
  3. Existe um custo de uso?
  4. Existem diferentes níveis de habilidade?

É importante pensar sobre o que o paciente precisa ao procurar um aplicativo específico para ajudar na recuperação de lesões cerebrais. Por exemplo, se um paciente precisa aprender a ler, um aplicativo com muitas instruções não seria uma boa escolha. Encontrar um aplicativo com instruções simples, como o foco em preencher palavras ou completar frases, seria uma boa escolha. Existem muitos aplicativos para adultos que também auxiliam no processo de aprendizagem da leitura, o que pode funcionar bem para indivíduos que reaprendem essas habilidades após um derrame ou lesão cerebral.

Aplicativos que têm instruções ou etapas complicadas para iniciar o programa geralmente não são bons para alguém que está tentando trabalhar suas habilidades cognitivas. Um aplicativo com duas ou três descrições curtas para direções, ou instruções passo a passo individuais que podem ser vistas ao usar o aplicativo, pode funcionar melhor.

Existem milhares de aplicativos gratuitos disponíveis para os diferentes tipos de smartphones e tablets. Com os aplicativos gratuitos, ainda pode haver taxas de aplicativos que vão além da parte gratuita do download. É importante ler os detalhes do aplicativo antes de comprá-lo para garantir que ele não precise de muito dinheiro para jogar e participar.

O objetivo de um aplicativo quando usado como ferramenta terapêutica é ajudar alguém a melhorar a função em uma área específica. Alguns aplicativos oferecem níveis de dificuldade, de forma que quando uma área ou nível for atingido, haja um próximo passo para continuar aprendendo uma tarefa ou praticar uma habilidade. Esse aprendizado nivelado é útil quando um paciente deseja aprender apenas um ou dois jogos, em vez de ter que obter vários aplicativos para encontrar tarefas cada vez mais difíceis de concluir.

Com qualquer compra de aplicativo, é importante experimentá-los – um aplicativo gratuito é sempre uma boa escolha e é uma maneira de encontrar maneiras interessantes e divertidas de trabalhar em objetivos terapêuticos sem ficar entediado. Experimente jogos diferentes, mesmo que não pareçam interessantes, pois você pode se surpreender com o que você pode aprender e com o quanto até mesmo jogos simples podem melhorar as habilidades que foram interrompidas por uma lesão cerebral.