A tecnologia tem um jeito de deslizar do passado da ficção científica para o presente, como Delorean de Michael J. Foxs em “De volta ao futuro”. Lembra daquelas portas de correr em Star Trek na USS Enterprise? Nós os consideramos garantidos agora. E toda vez que vejo alguém abrir um telefone celular e falar com alguém, espero ouvi-los dizer “Beam me up Scotty”. O dia do video mail transmitido ao vivo está chegando – muito em breve. Todos os filmes de ficção científica que eu já vi tinham alguém falando com outra pessoa de uma tela de TV e todos nós rimos, mas hoje ouvi que nosso departamento de TI está fornecendo câmeras da web padrão integradas em todos os modelos de laptop recém-lançados.
Eu tive um momento realmente arregalado hoje e tenho que compartilhar isso com você. Observei nosso médico acenar com um “tricorder” tipo Dr. McCoy-Star Trek sobre o peito de meu filho. “O que é aquilo?” Eu perguntei. O médico explicou que isso “realinharia os impulsos elétricos que estavam fora de sincronia para que sua infecção respiratória pudesse ser curada”.
“A sério?” Eu refleti para mim mesmo. Isso era real. Meu filho achou que fazia cócegas e o médico fez o tratamento até que os níveis na frente mostrassem que o corpo havia sido recalibrado. Quando você pensa que está controlando as coisas, algo novo surge e o surpreende.
Sou especialista em tecnologia assistiva. Vejo coisas novas surgindo no mercado o tempo todo. Tenho acompanhado a pesquisa e o desenvolvimento do mapeamento da rede neuro-cerebral para localizar as combinações de impulsos e frequências elétricas que constituem os movimentos das mãos, pulsos e braços. Existem estudos agora sobre como recriar esses impulsos em braços “biônicos” que substituem os decepados. A pesquisa permitirá que nosso cérebro humano opere o novo apêndice pelo pensamento.
Eu estava em uma convenção nacional neste outono, onde me sentei e tive uma unidade de visão sem fio para rastrear minha retina a um metro de distância. Quando olhei em volta, o cursor em uma grande tela plana de computador moveu-se na mesma direção. O custo era enorme, mas a tecnologia estava lá para quem está gravemente incapacitado e deseja acessar a vida por meio de um computador. Tenho certeza de que vi Tom Cruise fazer isso em um filme alguns anos atrás.
Não há como uma pessoa saber tudo sobre qualquer nicho em tecnologia. O mundo está se tornando cada vez mais especializado. Temos serviços especializados em nichos especializados que estão em mercados especializados de empresas especializadas. Isso pode ficar bem louco. Eu ouvi previsões de que chegará um momento em que uma pessoa com meu trabalho em tecnologia assistiva em geral não poderá mais ser um especialista em tecnologia assistiva. Eles terão que se concentrar em uma subcategoria porque a especialização será muito intensa.
Como isso se aplica a pais de crianças com deficiência? Se você é pai ou mãe, precisa saber algumas coisas:
1. Você deve se sentir confortável em saber que não pode aprender tudo.
Não se sinta culpado e frustrado por esse fato. Basta ter uma visão geral dos serviços e equipamentos que seu filho pode precisar. Esteja preparado para dizer “Não sei, mas posso descobrir”. Essa é a minha maior frase. Aprendi como encontrar uma agulha em um palheiro na Internet quando se trata de AT. Passo grande parte do meu tempo pesquisando online equipamentos, tratamentos, terapia ou definições e descrições de distúrbios médicos. Esteja pronto para ver a Internet como sua melhor amiga. Há tanta informação por aí que é impressionante.
A maioria das pessoas odeia perder tempo procurando informações. Eles querem que seja feito por eles. Se você tem um filho com deficiência, comece a pesquisar e perguntar. Existem respostas por aí. Eu nem mesmo finjo pensar ou quero fazer você pensar que eu sei tudo o que existe. “Tudo o que existe” muda todos os dias. Se eu fosse comentar sobre os suportes de fisioterapia e ocupacional, novo tratamento para convulsões e TDAH com neurofeedback para crianças usando jogos de computador e pistas de corrida de carros caça-níqueis, simulando realidade virtual na TV com Wii e assim por diante, estaríamos aqui para nos próximos 2 anos – e então 70% do que sabíamos estaria obsoleto e as novas tecnologias teriam assumido o controle.
2. Existem possibilidades novas e ilimitadas para crianças pequenas com deficiência.
Para onde vamos vai ser incrível. Os livros didáticos precisam ser reescritos sobre como atendemos as crianças, devido ao impacto da tecnologia em todos os aspectos da educação e na prestação de serviços com necessidades especiais. Se você tem uma criança pequena hoje, os avanços na tecnologia de suporte serão incríveis. É uma boa hora para estar vivo. Você tem opções que ninguém teve antes de você. Existe uma tecnologia incrível para apoiar seu filho. Reserve um tempo para pesquisar blogs, fóruns e pod casts que falam sobre tecnologia na educação, tecnologia assistiva e tendências em medicina alternativa para neurofeedback. A tecnologia associada à medicina alternativa está ganhando mais respeito com o passar do tempo e mostra uma grande promessa, pois se torna um híbrido em colaboração com a medicina tradicional e o tratamento.
Imagino que, quando você ler isso, precisarei escrever uma segunda edição. Isso está ok. Contanto que eu nunca espere alcançá-la, posso relaxar e encontrar as coisas que funcionam. É disso que se trata, afinal, servir crianças com tecnologia assistiva. Descobrir o que funciona para apoiar as crianças.
AGUARDE 10 SEGUNDOS PARA BAIXAR.