Baterias de celulares evoluíram muito nos últimos anos. Como resultado, algumas dicas úteis para prolongar a duração da bateria tornaram-se obsoletas.
Às vezes, ficar com eles pode até acabar sendo contraproducente*.
Abaixo, eu vou passar por alguns desses mitos para revelar as verdades escondidas por trás deles.



MITO 1: É ruim deixar o celular recarregando a noite toda
Este mito deixou de ser verdade há séculos. No passado, sim, se você deixasse a bateria carregando por um longo tempo, ela poderia superaquecer e até explodir em casos extremos. Daí a crença de que é ruim recarregar seu celular a noite toda.
Isso poderia acontecer hoje? Não. Baterias e carregadores estão agora preparados para qualquer eventualidade. E se você não acredita em mim, aqui você tem algumas declarações de Andrew Goldberg , um escritor de tecnologia da iFixit , uma página sobre reparos.
“Ao contrário do que você pode pensar (ou que foi dito), deixar o telefone ou o laptop conectados o tempo todo não é ruim para a bateria. Isso porque seus gadgets, as baterias e os carregadores que você os conecta são realmente muito inteligentes sobre a forma como eles fazem negócios ”.
como carregar celular
MITO 2: Se eu fechar meus aplicativos, definitivamente vou melhorar a vida útil da bateria
Isso parece fazer sentido. Se tivermos vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, é lógico pensar que, se os fecharmos, ajudaremos nossa bateria, porque estamos tirando sua “carga de trabalho”. Se isso funcionar com nossos computadores, trabalhar com telefones celulares, certo?
Na verdade não.
Se você deixar um aplicativo aberto, ele não fará nada e não usará recursos. Então, se você fechar um aplicativo, não economizará bateria porque não há nada para salvar. Exatamente o oposto.
“Ao fechar o aplicativo, você tira o aplicativo da RAM do celular ” , explica o técnico Scotty Loveless . “Enquanto você pensa que isso pode ser o que você quer fazer, não é. Quando você abrir o mesmo aplicativo novamente na próxima vez que precisar dele, o dispositivo precisará carregá-lo de volta na memória novamente. Toda essa carga e descarga sobrecarrega mais o seu dispositivo do que apenas deixá-lo sozinho. […] Você está destinado a ser o usuário do seu dispositivo, não o zelador ”.
Eu não recomendo usar qualquer gerenciador de tarefas como o Advanced Task Killer. Esses aplicativos foram valiosos em 2009, quando os sistemas operacionais de telefonia celular não sabiam como gerenciar melhor os aplicativos ativados, as baterias … Mas não estamos mais em 2009 . Seu celular sabe como sobreviver sem você.
Mas espere! Há algo que drena rapidamente a bateria do seu celular: recursos do aplicativo sendo executados em segundo plano . Isso é especialmente um motivo de preocupação com aplicativos de mensagens instantâneas e aqueles que o incomodam com notificações sem interrupção.
A solução é simples: desative recursos de plano de fundo para aplicativos.
MITO 3: Use apenas carregadores oficiais para o seu celular
Este mito foi criado por equipes de marketing. Se você é uma das poucas pessoas que lêem manuais de celular, tenho certeza de que leu a dica típica de que ” É ALTAMENTE RECOMENDADO que você use apenas nossos carregadores para o seu celular”.
Surpresa: eles querem que você compre seus acessórios. Qualquer carregador decente serve. Como regra geral, desconfie de carregadores baratos. E se você está hesitante sobre um fabricante, procure informações para descobrir se é confiável ou não. Se você ler bons comentários, então vá em frente! Nada vai acontecer com o seu celular.
MITO 4: Nunca use seu celular enquanto estiver carregando
Mais do que apenas um mito, esta é uma lenda urbana. Você sempre ouve as pessoas garantindo que, se você usar seu celular enquanto ele carrega, ele explodirá, pegará fogo ou mesmo o eletrocutará. Mas por enquanto não há prova disso. Não se preocupe. Use seu celular. Nada vai acontecer com você.
MITO 5: Você deve deixar sua bateria descarregar completamente antes de carregá-la
Esse mito vem da idade das baterias de níquel-zinco. Essas baterias “esqueceram” sua capacidade máxima se não estivessem totalmente esgotadas. Mas com as baterias de lítio, as coisas mudaram. Se você começar a carregar uma bateria quando ela estiver em 60%, ela saberá que está em 60%, não se preocupe.
No entanto, muitos especialistas em tecnologia recomendam que, de tempos em tempos, você deixe a bateria descarregar completamente para “calibrá-la”. A vida útil da bateria diminui com a idade; com cada capacidade de carga é reduzida. Se, a cada dois ou três meses, você deixar seu celular cair para 0%, você ajudará o Sistema Operacional a saber exatamente a capacidade atual da bateria.
Se você está com preguiça de fazer essa calibração, lembre-se de que as baterias modernas têm sua própria ferramenta de calibração digital. Se o seu celular for moderno, você só precisará fazer uma calibração manual quando as coisas estranhas começarem a acontecer na sua bateria. Por exemplo, se você acabou de carregá-lo e, de repente, sua capacidade cai para 20%.
Para finalizar, não pule as calibrações . As baterias de iões de lítio não gostam de ser reduzidas a 0% da sua capacidade; isso faz com que a duração da bateria diminua a uma taxa mais rápida.



MITO 6: Se você desativar os serviços de Bluetooth, Wi-Fi e Localização, você economizará uma tonelada de bateria
Mais uma vez, encontramos um mito que foi preciso no passado. Anteriormente, tanto o Wi-Fi quanto o Bluetooth consumiam muita bateria . Mas isso não acontece mais.
Para serviços de localização (Google Maps, por exemplo), apenas verifique se eles estão ativados quando você abre esses aplicativos, em vez de usar dados de localização em segundo plano. É um uso constante que pode matar a vida útil da sua bateria prematuramente.
Quer dados reais sobre o quão pouco esses três elementos afetam sua bateria? Em 2013, o portal MacWorld testou quanto tempo as baterias ganharam usando o Modo Avião, que cortou o uso dos serviços de Wi-Fi, Bluetooth, GPS e Localização.
Apenas mais 30 minutos foram atingidos . Isso não é uma “tonelada” de tempo economizado, você não concorda?