iOS 16 reforça a segurança do usuário: confira os novos recursos

Autor(a):

Todas as principais versões do iOS geralmente vêm com atualizações de alta qualidade, problemas inesperados e muitas atualizações de segurança. Depois de usar o iOS 16 por um tempo nos últimos dias, posso relatar que a Apple continua colocando a privacidade e a segurança na vanguarda da experiência do usuário.

Para aproveitar ao máximo os esforços da Apple, reserve um tempo para aprender sobre todos os novos recursos de segurança para se proteger melhor. Descrevemos alguns novos recursos importantes aqui para que você saiba por onde começar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Adoção da chave de acesso

A Apple quer eliminar os logins tradicionais de nome de usuário e senha e substituí-los por senhas. Com o iOS 16, os usuários podem dar o primeiro passo para um novo mundo sem senhas.

Uma chave é uma chave digital exclusiva que é armazenada em seu telefone e só pode ser usada para fazer login no site para o qual foi criada. Você pode usar seu dispositivo Apple para escanear um código QR e usar uma forma de autenticação biométrica, como Face ID ou Touch ID, para verificar sua identidade e fazer login em sites usando sua senha salva. As senhas são criadas e armazenadas em seu dispositivo, para que você não precise se preocupar com vazamentos de dados de sites que podem levar à invasão de contas. Como cada chave é específica para o site para o qual você a cria, é praticamente uma solução à prova de phishing.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em uma era de violações de dados quase constantes, as senhas são uma solução simples e elegante para o problema de segurança de senhas online. Eu aplaudo o compromisso contínuo da Apple em cumprir suas promessas anteriores de privacidade do usuário e criar uma maneira inteligente de mudar a maneira como acessamos a Internet. A migração para Passkeys é um esforço de várias empresas que aumenta a probabilidade de o setor avançar para uma adoção generalizada.

Ainda recomendo tentar um gerenciador de senhas, especialmente se você for um usuário do Android, mas acredito que as senhas são o futuro dos logins online. O setor de gerenciamento de senhas também sabe disso. O LastPass lançou recentemente uma opção de acesso ao cofre sem senha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Novas práticas de autenticação do iOS

No iOS 16, fotos sensíveis ou fotos que você deseja excluir são protegidas de olhares indiscretos, pois agora estão protegidas por um cadeado adicional. Dois álbuns no aplicativo Fotos, Ocultos e Excluídos recentemente, agora podem ser desbloqueados apenas com Face ID, Touch ID ou uma senha. Outra grande mudança na autenticação do iOS 16 é que os usuários do iPhone agora podem desbloquear seus telefones com o Face ID no modo paisagem ou retrato.

Alterações de permissão

Espere mais solicitações de permissão de pop-up, pois a Apple finalmente aborda um problema de segurança que os usuários do iOS discutem há anos (abre em uma nova janela). No passado, os aplicativos podiam visualizar, copiar e colar dados da área de trabalho. Graças ao iOS 16, os aplicativos precisam de permissão do usuário para usar o pasteboard para colar conteúdo de outros aplicativos.

A forma como as permissões são tratadas no seu dispositivo também mudou, pois agora você pode transmitir vídeo de dispositivos que suportam protocolos de streaming não AirPlay. Por exemplo, você pode transmitir vídeo de um computador compartilhado sem permitir que o computador compartilhado acesse sua LAN ou conexão Bluetooth pessoal.

Configurações para vítimas de violência doméstica ou crimes cibernéticos

iOS 16 reforça a segurança do usuário confira os novos recursos

Um novo recurso nas configurações do iOS 16 chamado “Verificação de segurança” foi projetado para ajudar pessoas em situações de parceiros íntimos ou violência doméstica. Ele permite que você redefina rapidamente o acesso concedido a outras pessoas e gerencie suas configurações de compartilhamento.

Acesse a Verificação de Segurança executando as seguintes etapas:

  1. Abra o aplicativo Configurações no seu dispositivo iOS e navegue até Privacidade e segurança.
  2. Role até Verificação de segurança.
  3. Escolha Redefinição de Emergência para redefinir imediatamente o acesso de todos os seus aplicativos em uma situação urgente ou Gerenciar Compartilhamento e Acesso se você tiver mais tempo para fazer um passo a passo mostrando quais dados você está compartilhando com quem.

Observe que a Verificação de segurança tem um botão de saída rápida no qual você pode clicar se usá-lo. A opção de redefinição de emergência excluirá todos os seus contatos de emergência e redefinirá suas credenciais da Apple para que ninguém possa fazer login na sua conta sem sua permissão.

O iOS também tem uma opção chamada Lockdown Mode, que a Apple diz ser para “usuários que enfrentam ameaças sérias e direcionadas à segurança digital”. Isso pode se referir a ativistas, funcionários do governo, jornalistas ou advogados que foram alvo de empresas de spyware contratadas. Em outras palavras, a maioria das pessoas hoje não precisa do modo bloqueado para ler essas palavras.

Quando o modo de bloqueio está ativado, a funcionalidade do seu dispositivo será limitada. Os anexos de mensagens são bloqueados, os sites carregam lentamente, as chamadas do FaceTime de números desconhecidos são bloqueadas, os serviços da Apple são bloqueados, os álbuns compartilhados são excluídos, os convites para álbuns compartilhados são bloqueados e os acessórios USB exigem o desbloqueio do dispositivo para uso. Os perfis também não podem ser instalados no modo bloqueado e os dispositivos não podem participar do Mobile Device Management (MDM). Se o seu dispositivo não puder instalar perfis ou MDM, ele não poderá executar aplicativos comuns de software de controle parental ou rastreamento.

Para aqueles que podem se encontrar em uma situação perigosa de bloquear seu dispositivo móvel, siga as etapas abaixo para ativar o modo no seu iPhone.

BLUENOWW