O fluxo de caixa é a tábua de salvação de qualquer pequena empresa, portanto, quando os pagamentos do cliente atrasam ou você fica esperando (e esperando) com muita frequência por um cheque grande em papel, é hora de ser proativo sobre o pagamento mais rápido.
As cinco dicas a seguir o ajudarão a ser pago mais rapidamente pelos clientes para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa.
5 dicas para ser pago mais rapidamente por seus clientes
1. Ofereça descontos para pagamentos antecipados
Oferecer um desconto aos clientes em caso de pagamento antecipado é uma vantagem para a sua empresa e para o cliente. Os clientes obtêm um pequeno desconto, melhorando seu fluxo de caixa. Da mesma forma, sua empresa obtém seu dinheiro mais rapidamente, melhorando seu fluxo de caixa . Os descontos de pagamento antecipado – também conhecidos como descontos de pagamento imediato – geralmente são uma pequena porcentagem do valor total da fatura, como 1 a 2 por cento.
De modo geral, oferecer descontos é um bom incentivo para que os clientes paguem antecipadamente e reduz o risco de eles perderem os pagamentos. Também promove a boa vontade entre sua empresa e seus clientes e aumenta as chances de novos negócios.
No entanto, é vital escolher quais clientes receberão um desconto no pagamento antecipado, já que descontar uma fatura pesada pode reduzir drasticamente seus lucros. Além disso, tome cuidado com os clientes que aceitam o desconto, mesmo depois de expirado o prazo de pagamento antecipado.
Além disso, a maioria das empresas não oferece descontos por pagamento antecipado para clientes que pagam com cartão de crédito, porque sua empresa tem que pagar taxas às operadoras de cartão de crédito.
Por fim, é essencial garantir que o desconto seja registrado com precisão no programa de contas a receber da empresa, para que não pareça que o cliente não tenha feito o pagamento integral.
2. Cobrar taxas atrasadas para ser pago mais rapidamente pelos clientes
Menos uma punição e mais um incentivo, cobrar multas por atraso pode ajudar sua empresa a receber pagamentos mais rapidamente. Informe os clientes no início da transação ou acordo sobre a taxa de atraso e imprima a estrutura de taxas na fatura. As taxas de atraso são calculadas usando uma calculadora de juros, que determina o custo com base no número de dias em que o pagamento está atrasado.
Esteja ciente de que as taxas de juros máximas variam de acordo com as leis de usura de cada estado , portanto, verifique com seu contador ou advogado antes de definir seus honorários.
3. Seja pago em prestações
Embora sejam normalmente usados para faturas maiores, você pode considerar configurar um plano de parcelamento para alguns clientes. Até mesmo receber metade do pagamento adiantado pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa de sua empresa.
Também chamado de “pagamento de boa fé”, o dinheiro serve como um depósito de segurança para o preço final. Os pagamentos de boa fé normalmente não são reembolsáveis e devem ser documentados claramente por escrito. Depois que um pagamento de boa fé é feito, é mais provável que o pagamento final também ocorra.
4. Envie lembretes para clientes atrasados
O envio de lembretes periódicos sobre datas de vencimento de pagamento iminentes pode aumentar a possibilidade de receber pagamentos mais rapidamente e pode ser facilmente configurado por um programa automatizado de contas a receber . Configure seu programa de faturamento para enviar um aviso de atraso assim que o pagamento estiver atrasado. Os lembretes de atrasos no pagamento informam aos clientes que você não precisa do dinheiro deles e que o pagamento pode demorar ainda mais.
Os lembretes devem sempre conter uma cópia da fatura original, detalhes da compra e o valor devido, incluindo condições de pagamento e multas por atraso. Além disso, liste todos os métodos de pagamento que você aceita e inclua o número de telefone e e-mail da pessoa a ser contatada sobre a fatura.
5. Permita que os clientes paguem da maneira que quiserem
Como a preferência do cliente por métodos de pagamento varia muito, é essencial oferecer o máximo possível de soluções de pagamento. De acordo com um novo relatório sobre as preferências de pagamento do consumidor em 2021, os cartões de débito ou débito bancário direto são a forma mais popular de pagamento pelos clientes. Quando há pagamentos recorrentes, os clientes preferem configurar pagamentos automáticos.
As preferências também variam de acordo com a idade – os clientes mais velhos preferem pagamentos com cartão de crédito, enquanto as gerações mais jovens preferem pagamentos móveis e digitais que recebem dinheiro diretamente de suas contas bancárias. Quanto mais fácil for para você pagar (por exemplo, diretamente de uma fatura), mais rápido verá o dinheiro entrar.
Melhore seu fluxo de caixa automatizando suas finanças
Leia sobre como Bee Nance, diretora de finanças e talentos da organização educacional sem fins lucrativos Generation Teach , foi capaz de automatizar as finanças da empresa online, sair de uma pilha de cheques de papel e, finalmente, melhorar o fluxo de caixa da Generation Teach para que pudesse se concentrar em sua missão central de ajudar professores e alunos.
AGUARDE 10 SEGUNDOS PARA BAIXAR.