Como tirar screenshots (Capturas de Tela) no Windows 11

Autor(a):

Esteja você usando um smartphone, tablet ou PC com Windows 11, fazer capturas de tela é muito útil. Os sistemas operacionais de desktop da Microsoft há muito oferecem uma variedade de opções para capturar capturas de tela de PCs — talvez muitas.

Felizmente, o Windows 11 simplifica essa situação. Mostraremos a melhor maneira de fazer capturas de tela em seu computador com o novo sistema operacional. Os métodos variam de atalhos de teclado de longa data a ferramentas mais modernas e poderosas que permitem definir temporizadores para capturas de tela, além de editá-las e compartilhá-las.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Use a tecla PrtSc (Print Screen) e cole

Use a tecla PrtSc (Print Screen) e cole

Desde muito antes do Windows 11, você podia fazer uma captura de tela pressionando uma tecla: PrtSc. Alguns teclados soletram a tela de impressão completa. Clique nesta tecla para copiar toda a imagem da área de trabalho para a área de transferência. Em seguida, cole a imagem em qualquer aplicativo que aceite imagens coladas, como Paint, Paint 3D ou Adobe Photoshop.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se você deseja apenas capturar a janela do aplicativo atualmente ativo, adicione a tecla Alt para Alt-PrtSc. Assim como na operação de captura de tela inteira, essa combinação de teclas salva a janela atual na área de transferência, que você pode colar em um aplicativo de imagem. No Windows 11, os resultados podem ser um pouco estranhos, pois os cantos arredondados se estendem aos cantos quadrados, já que os arquivos de imagem são sempre retangulares.

Use a ferramenta de recorte

O Windows 11 limpa a confusão da ferramenta de captura de tela anterior no Windows combinando a ferramenta Snip anterior com a excelente ferramenta Snip & Sketch no Windows 10. Ferramenta de Recorte é o nome adotado para capturas de tela compostas do Windows 11. A maneira mais fácil de acessar a ferramenta Snipping é pressionar Windows Key-Shift-S . Este atalho de teclado oferece a opção de fazer uma captura de tela usando seleção retangular, seleção à mão livre, janela ou captura de tela inteira (esta é a ordem dos ícones que você selecionou na imagem acima).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para as duas primeiras opções, desenhe com o cursor para selecionar a área a ser capturada. Para as duas últimas opções, basta clicar no alvo.

Depois de soltar o cursor, você verá uma notificação no canto inferior direito mostrando uma miniatura da captura de tela. Se você quiser apenas colar a captura de tela em outro aplicativo, pule esta etapa, pois esse método também copia a captura de tela para a área de transferência. Ou você pode clicar na miniatura da área de notificação para abrir a interface da Ferramenta de Recorte (como mostrado abaixo). Aqui você pode marcar ou cortar a captura de tela com uma caneta ou marcador. Você pode usar a régua para desenhar linhas retas, enquanto os botões de dedo permitem desenhar na tela sensível ao toque.

Além disso, você pode usar o ícone do disquete de 3,5″ para salvar capturas de tela e quaisquer edições (algumas metáforas visuais nunca desaparecem). O botão de compartilhamento permite enviar a imagem usando o painel de compartilhamento padrão do Windows 11, e você também pode imprimir a imagem ou abri-la em outro aplicativo a partir de uma opção de menu.

Um problema que tenho com o recurso de corte deste utilitário é que ele não oferece nenhuma opção de proporção. Por exemplo, eu gostaria de poder escolher um tamanho widescreen 16:9, mas suspeito que sou o único fazendo isso. Por enquanto, você precisará trazer a imagem para o Paint, Paint 3D ou algum outro programa de edição de imagem para obter essa funcionalidade simples. Também quero que a Ferramenta de Recorte possa acessar capturas de tela anteriores (como a opção OneDrive acima e a opção SnagIt abaixo).

Se você quiser usar o cronômetro antes de encaixar a tela, basta digitar Snip no menu Iniciar e abrir a janela do programa em vez de usar o atalho de teclado. Se você mudar de ideia depois de pressionar a tecla Windows-Shift-S e não quiser fazer uma captura de tela, a tecla Esc encerrará o processo.

Use a chave PrtSc com o OneDrive

Você também pode usar o PrtSc com o OneDrive para criar automaticamente arquivos de imagem para capturas de tela no OneDrive. Incluo esse método separadamente da opção PrtSc padrão porque os resultados são muito diferentes e salva a etapa extra de abrir o aplicativo e colar da área de transferência. Veja como configurá-lo:

Clique ou clique com o botão direito do mouse no ícone da nuvem do OneDrive no lado direito da barra de tarefas. Selecione Configurações, depois a guia Backup da caixa de diálogo e marque Salvar automaticamente as capturas de tela capturadas no OneDrive.

Esta simples caixa de seleção muda tudo sobre o PrtSc: você não precisa mais abrir um aplicativo de imagem ou colar da área de transferência. Em vez disso, um arquivo de imagem é criado automaticamente em uma pasta do OneDrive de sua escolha e aparece na área de trabalho como um arquivo local.

Você também pode acessar o OneDrive de qualquer dispositivo que possa acessá-lo (há clientes para todas as plataformas). Eu sempre uso esse método quando acho que posso precisar usar uma captura de tela como um arquivo de imagem em vez de colá-la em algum lugar. Também é útil quando não tenho tempo para salvar arquivos de imagem em etapas separadas, como durante apresentações ao vivo.

Use o atalho de teclado Windows Key–PrtSc

Se você quiser fazer capturas de tela e salvá-las automaticamente em um local diferente do OneDrive, pressione a tecla Windows e a tecla PrtSc ao mesmo tempo. Esse método faz com que a tela escureça brevemente e, por padrão, coloque os arquivos PNG na pasta Imagens > Capturas de tela. (Observe o posicionamento diferente da tecla PrtSc no teclado na imagem acima.) Você também pode colar a foto em qualquer lugar imediatamente após usar este método.