Você sabe por que é importante encontrar um bom mecânico ou uma boa oficina para consertar seu carro? O motivo: você pode economizar centenas de dólares em peças e mão de obra! Quando dizemos um “bom mecânico” ou uma “boa oficina”, estamos nos referindo a mecânicos equipados com a tecnologia mais recente. Você não quer confiar seu carro a uma oficina com máquinas e equipamentos desatualizados porque vai demorar mais para chegar a um diagnóstico. E quanto mais tempo um mecânico leva para fazer um diagnóstico, maior será sua fatura de mão de obra!
Lembre-se de que os mecânicos de automóveis cobram por hora.
Os reparos do carro podem cobrir qualquer um ou uma combinação dos seguintes (observe que esta não é uma lista completa de reparos).
• Verificações de ar condicionado
• Verificações de air bag
• Fiação elétrica
• Cabos
• Serviço e reparo da embreagem
• Reparo de transmissão
• Alinhamento de roda
• Suspensão
• Freios
• Aquecedor
• Óleo e lubrificação
• Bateria
• Janelas elétricas
Grande parte da solução de problemas que os mecânicos usam para diagnosticar um problema é facilitada pela tecnologia de reparo do carro.
Você já percebeu como algumas luzes no seu painel acendem quando algo está errado? Na maioria dos casos, um mecânico experiente saberá imediatamente qual é o problema, mas há casos em que será necessária tecnologia sofisticada para conduzir a um diagnóstico preciso.
A tecnologia sofisticada vem em muitas formas e uma delas é o software de solução de problemas. Empresas como a Auto Tech têm um programa de software que os proprietários de automóveis podem usar para descobrir o que está afetando seu veículo.
A maioria dos proprietários de carros que eram cínicos sobre os programas de software antes deveriam considerar seriamente a compra de um programa de software de solução de problemas de carro confiável. Por exemplo, alguns programas começam pedindo que você insira a marca e o número do modelo do seu carro, o ano do carro e que tipo de equipamento ele possui. O software apresenta um grande banco de dados de informações sobre todos os carros do mercado e o proprietário do carro simplesmente segue as etapas quando solicitado. Ele emprega o que a indústria chama de “diagnóstico em árvore”, em que etapas lógicas o conduzem por todo o processo de diagnóstico.
Depois de digitar o perfil do seu carro, você usa o menu suspenso para escolher os sintomas que seu carro está apresentando. Por exemplo, se você escolher “freios guinchando”, o programa imita o guincho dos freios e se for esse o som que você ouve, você confirma e o programa recomenda uma série de etapas.
Você pode realmente não querer usar um software de solução de problemas, mas imagine quanto tempo e dinheiro você poderia economizar se falasse com o mecânico de forma inteligente, deixando-o saber que você está por dentro.
Os alunos que estão estudando para obter a certificação compram certas ferramentas do ramo. Alguns exemplos são Snap On e Mac Tools. Esses dois são os mais populares nos Estados Unidos e no Canadá.
Os mecânicos agora têm uma ampla gama de ferramentas de tecnologia para ajudá-los a entender melhor os problemas do carro: multímetros digitais (medição eletrônica), boroscópios (teste de trocadores de calor), testadores de diagnóstico de combustível (teste e balanceamento de injetores de combustível) e outras novas tecnologias.
As novas tecnologias da mecânica de automóveis ajudam a encurtar a curva de aprendizado e agilizar o diagnóstico, para que o proprietário do carro não fique sobrecarregado com muitas horas de trabalho.