Você pode ter ouvido falar de apólices de seguro. Especialmente se você está procurando a melhor opção de seguro no momento, é importante entender este documento e o que ele representa.
A propósito, quando há um problema com nossa propriedade segurada (como um carro), normalmente fazemos perguntas a respeito. Quem nunca apólice em mãos esta frase: “Você tem sua apólice em mãos?”
Então, se você ainda tiver dúvidas sobre o que é isso, preparamos este artigo! Também o ajudará a compreender o que você precisa prestar atenção ao recrutar.
Este é definitivamente o conteúdo da apólice de seguro e por que você deve prestar muita atenção:
A apólice de seguro é igual ao contrato?
Essa palavra é muito comum, mas o que significa na prática? Quando falamos de apólices de seguro, queremos dizer contratos de seguro?
Para esclarecer essa questão, se pensarmos que todas as condições estão definidas no contrato, sim, neste caso, ele e a apólice de seguro podem ser considerados a mesma coisa.
É um documento retido pelo seguro, e todas as responsabilidades pelo sinistro nele estipulado correrão por conta da empresa a título de indenização.
É claro que, em alguns casos, uma auditoria pode ser realizada para descobrir se o segurado causou danos intencionalmente – neste caso, o seguro pode não fornecer cobertura.
No entanto, de um modo geral, nos outros casos mais frequentes, uma apólice de seguro define tudo o que uma seguradora suportará no âmbito das coberturas acima de verificação – em caso de imprevistos e sinistros.
Se faltar alguma cobertura, ela não faz parte do contrato.
O que deve estar na política?
Para lhe dar uma melhor compreensão de como funciona a sua apólice de seguro, explicaremos algumas das coisas que devem ser incluídas …
A apólice de seguro deve conter todos os dados do segurado (segurado). Isso é:
- Nome completo;
- Aniversário;
- número de identificação;
- Fundo de previdência
- Endereço residencial.
Ele também pode solicitar mais informações pessoais.
Além disso, se uma apólice de seguro de veículos, deve conter todos os principais dados relativos ao bem seguro, tais como:
- Modelo do carro;
- Reinawan
- Ano de produção;
- Ano modelo
- Número do quadro.
Obviamente, os dados do veículo e do seguro também são acompanhados por informações sobre o contrato de seguro. Isso significa que a apólice de seguro inclui também como dados de início e término (validade) do seguro, o tipo de franquia escolhida pelo seguro (no caso de seguro automóvel) e a cobertura do seguro e o valor prescrito.
A apólice também especifica o valor do prêmio, que é o preço que o segurado deve pagar para obter a proteção contratada. Além disso, os clientes também foram informados sobre os canais de contato com as seguradoras.
O que deve ser prestado atenção na política?
Depois de entender tudo isso, é importante que você preste atenção ao que contrata.
Se você não fizer isso direito ou não negociar com um corretor de confiança, pode ter uma falsa impressão de que pode evitar riscos desconhecidos.
Além disso, é aconselhável verificar se os documentos foram emitidos corretamente. Ao obter uma apólice de seguro, tente verificar se os dados do veículo relativos aos seus. Verifique também se as informações pessoais estão corretas.
Se houver indicação de condutor adicional no seguro, se for um carro, os dados relativos a essa pessoa também devem constar na apólice de seguro, pois se tudo estiver normal a seguradora só ou indenizará por problemas que podem ocorrer conforme especificado no documento.
Portanto, também é necessário compreender esse fator.
Quando devo mudar minha política?
A apólice de seguro pode ser alterada e, para isso, o chamado endosso é concluído.
É um documento que contém as mudanças na política original. As mudanças podem ser dados pessoais ou fazer motoristas, ou veículos – este é o caso quando você muda de carro, mas você os manterá com a mesma segurança.
Portanto, você só precisa comunicar essa troca e endossar o seguro, e o valor pode ser reajustado em decorrência.
Para isso, é necessário notificar a empresa, que pode ser mediada por um corretor de seguros.
Todas as instruções serão passadas durante este movimento.
Com isso, o contrato (ou apólice de seguro) pode ser totalmente renovado, evitando problemas com a seguradora quando certas coisas acontecem.
Se essas atualizações não forem feitas, pode acontecer que você se recusar a pagar os prêmios de seguro. Portanto, para não ser pego de surpresa, está sempre vigilante.
Todas as políticas são iguais?
Como você pode imaginar, após verificar essas explicações, as apólices de seguro nem sempre são as mesmas. Varia de acordo com o tipo de seguro, as coberturas oferecidas e os dados do segurado.
É muito importante buscar clareza e facilidade na hora de contratar, para que você não fique sem seguro ou ignorante sobre o que está contratando.
Além disso, também é importante estabelecer um relacionamento com um corretor de confiança (como a Minuto Seguros), que o ajudará a tomar a melhor decisão para cada situação.
Um dos motivos para isso é a integração com seguradoras de renome, a transparência e a agilidade dos serviços.
Agora você consegue entender melhor o que é uma apólice de seguro e como escolher a opção mais adequada? Comece citando você agora!
AGUARDE 10 SEGUNDOS PARA BAIXAR.