3 coisas para ter em mente antes de emprestar seu carro

Autor(a):

Você já emprestou seu carro para um amigo ou parente quando ele precisava? É um gesto gentil, mas se eles se envolverem em um acidente ao volante do seu veículo, você pode não ter certeza de qual seguro cobrirá os custos.

Como os acidentes podem acontecer a qualquer momento, é importante entender como funciona a sua cobertura e, em última instância, quem cobrirá os custos relacionados aos acidentes. Veja o que você deve saber antes de emprestar seu carro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1. Conheça a sua cobertura.

Em primeiro lugar, é importante saber se o motorista está coberto pelo seu seguro. Os membros da família que moram em sua casa são normalmente cobertos pelo seu seguro, a menos que você expressamente os exclua de sua apólice.

Se um amigo ou membro da família que não é um membro da família pede seu veículo emprestado com a sua permissão e se envolve em um acidente, você pode ou não ser responsável por alguns dos custos, dependendo da sua apólice, do estado em que vive, e se o outro motorista tem seguro próprio. Sempre verifique sua apólice e esteja familiarizado com o funcionamento de sua cobertura para não ficar preso a custos inesperados após um acidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2. Entenda quem paga.

Há um equívoco comum de que o seguro do motorista sempre cobre um acidente, mas nem sempre é esse o caso. Na maioria das vezes, o seguro automóvel segue o veículo. No entanto, a cobertura exata dependerá do idioma da sua apólice e do estado em que você mora, por isso é tão importante estar familiarizado com as entradas e saídas de sua apólice antes que alguém empreste seu carro.

Existem exceções, é claro. Se o acidente não foi culpa de seu amigo ou familiar, o outro motorista pagará pelo acidente e seu seguro não será afetado. Ou, se o seu veículo for roubado e bater, você não será responsabilizado por danos ou ferimentos. No entanto, os danos ao seu próprio veículo provavelmente serão cobertos pelo seu seguro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

3. Empreste com responsabilidade.

Se houver uma chance de alguém usar seu carro regularmente, inclua-o em sua apólice. E, sempre certifique-se de que você está emprestando com responsabilidade. Você pode ser processado por danos se permitir que um motorista com deficiência ou sem licença opere seu veículo.

Existem muitos cenários que podem ocorrer quando alguém pega seu carro emprestado, por isso é importante entender os termos de sua cobertura e estar familiarizado com quem está coberto por sua apólice de seguro. Fale com o seu agente independente local se tiver dúvidas sobre os termos do seu seguro.


AGUARDE 10 SEGUNDOS PARA BAIXAR.