Xiaomi 13T Pro Review deste Super Celular Xiaomi

Autor(a):

A mais recente atualização do flagship de ciclo médio da Xiaomi já está disponível, e a nova série T será lembrada por trazer a câmera “co-desenvolvida com a Leica” e finalmente preencher a lacuna entre a série Number e T. Além disso, eles são os primeiros telefones Xiaomi T à prova d’água.

Hoje, estaremos revisando o modelo Xiaomi 13T Pro, que aprimora o 13T padrão com um chip mais rápido, carregamento mais rápido, captura de vídeo 8K e Wi-Fi 7.

Chegada Programada: Xiaomi T Series

A série T da Xiaomi chega como um relógio – semanas antes da estreia chinesa da série Xiaomi 14. Os dispositivos T não são necessariamente atualizações em relação aos modelos regulares, mas oferecem um conjunto selecionado de recursos, que normalmente visam o desempenho máximo ou uma experiência de câmera completa.

Este ano, recebemos a última opção. Ver preço:

Design e Display

O Xiaomi 13T Pro é um smartphone classificado como IP68 com um design semelhante ao Xiaomi 13. Você pode escolher entre a parte traseira de vidro ou eco-couro. Seu destaque é a tela AMOLED de 6,67 polegadas com resolução de 1220p, suporte para taxa de atualização dinâmica de 144Hz, profundidade de cor de 12 bits e Dolby Vision.

Potência e Desempenho

A Xiaomi equipou o 13T Pro com o chipset Dimensity 9200+, que é o melhor SoC da MediaTek disponível no mercado. O telefone possui 12GB ou 16GB de RAM LPDDR5X e armazenamento UFS4.0, o mais rápido atualmente disponível no mercado.

Câmera Impressionante

O conjunto de câmeras traseiras com tecnologia Leica é um dos pontos mais interessantes do Xiaomi 13T Pro. Inclui uma câmera principal de 50MP com OIS, outra câmera de 50MP (menor) com uma lente de zoom 2x e uma câmera ultralarga de 12MP com foco fixo. A câmera principal no 13T Pro suporta a captura de vídeo de até 8K24, enquanto o mesmo sensor no 13T alcança no máximo 4K60.

Experiência de Áudio e Bateria Poderosa

O Xiaomi 13T vem com alto-falantes estéreo Dolby Atmos, um ótimo complemento para a tela Dolby Vision. Por fim, a bateria de 5.000mAh do 13T suporta carregamento rápido de 120W com a promessa da Xiaomi de que uma carga completa deve levar apenas 19 minutos.

Xiaomi 13T Pro Review deste Super Celular Xiaomi
Xiaomi 13T Pro Review deste Super Celular Xiaomi

Especificações do Xiaomi 13T Pro em Resumo

Design

Dimensões: 162,2 x 75,7 x 8,5 mm, 200g; Frente de vidro (Gorilla Glass 5), parte traseira de vidro ou polímero de silicone, estrutura de plástico; Resistência à água/poeira IP68 (até 1,5 m por 30 min).

Tela

Tela AMOLED de 6,67″, 68 bilhões de cores, 144Hz, Dolby Vision, HDR10+, 1200 nits (HBM), 2600 nits (pico), resolução de 1220×2712 pixels, proporção de 20.01:9, 446ppi.

Chipset

Mediatek Dimensity 9200+ (4 nm): Octa-core (1×3.35 GHz Cortex-X3 & 3×3.0 GHz Cortex-A715 & 4×2.0 GHz Cortex-A510); Immortalis-G715 MC11.

Memória

256GB de armazenamento, 12GB de RAM, 512GB de armazenamento, 12GB de RAM, 1TB de armazenamento, 16GB de RAM; UFS 4.0.

Sistema Operacional/Software

Android 13, MIUI 14.

Câmera Traseira

Ampla (principal): 50 MP, f/1.9, 24mm, 1/1.28″, 1.22µm, PDAF, OIS; Telefoto: 50 MP, f/1.9, 50mm, 1/2.88″, 0.61µm, PDAF, zoom ótico 2x; Ultra grande angular: 12 MP, f/2.2, 15mm, 1/3.06″, 1.12µm.

Câmera Frontal

20 MP, f/2.2, (ampla), 0.8µm.

Captura de Vídeo

Câmera Traseira: 8K@24fps, 4K@24/30/60fps, 4K/1080p@30fps HDR10+, 1080p@30/60/120/240fps; 10-bit LOG, gyro-EIS; Câmera Frontal: 1080p@30fps, HDR10+.

Bateria

5000mAh; Carregamento com fio de 120W, PD3.0, QC4, 100% em 19 minutos (anunciado).

Conectividade

5G; eSIM; Dual SIM; Wi-Fi 7; BT 5.4; NFC; Porta infravermelha.

Outros Detalhes

Leitor de impressão digital (sob a tela, óptico); alto-falantes estéreo.

Primeiras Impressões do Xiaomi 13T Pro

O Xiaomi 13T Pro traz algumas inovações interessantes para a série, como a câmera mais avançada e o design com classificação IP68. No entanto, ele mantém uma característica legada datada e talvez a única potencial desvantagem que podemos antecipar – a câmera selfie Quad-Bayer de 20MP. Vamos lá, Xiaomi, quando essa relíquia desaparecer, ainda será tarde demais!

E agora que dissemos o que tínhamos a dizer, é hora de desembalar o Xiaomi 13T Pro.

Unboxing do Xiaomi 13T Pro

Ao desembalar o Xiaomi 13T Pro, você encontrará uma caixa de papel resistente, o oposto das caixas frágeis e ecológicas da Apple, Samsung e Sony. Ela contém o próprio telefone e um fino filme protetor já aplicado em sua tela.

Dentro do compartimento de papel, você encontrará uma capa transparente e flexível, juntamente com algum material de documentação. Por fim, na parte inferior da caixa, você encontrará o carregador GaN de 120W e o cabo USB-A-para-C.

Design, Qualidade de Construção e Manuseio

Xiaomi 13T Pro Review deste Super Celular Xiaomi
Xiaomi 13T Pro Review deste Super Celular Xiaomi

Aparência Externa dos Xiaomi 13T e 13T Pro

Os Xiaomi 13T e Xiaomi 13T Pro têm praticamente a mesma aparência externa. Felizmente, recebemos os dois modelos 13T em duas cores diferentes – Azul Alpino e Preto – e podemos mostrar os dois designs em circulação.

VER PREÇO

Opções de Design

O 13T Pro, assim como o 13T padrão, vem em duas versões – design de vidro duplo e frente de vidro com parte traseira de couro vegano, ambas com estruturas de plástico com cores correspondentes e acabamento semelhante ao metal. O modelo de vidro tem painéis traseiros brilhantes (disponíveis em Meadow Green ou Preto), enquanto o distintivo Azul Alpino da série impressiona com um painel coberto de couro vegano azul.

Detalhes do Design Exterior

O painel frontal é completamente plano e é feito de Gorilla Glass 5. A estrutura também é plana, com um acabamento fosco, e possui chanfros pequenos, mas visíveis e perceptíveis, que proporcionam uma ótima aderência e um visual aprimorado. Por fim, a parte traseira é ligeiramente curva nas laterais mais longas em direção à moldura, o que faz o 13T Pro parecer um pouco mais fino do que realmente é.

Resistência à Água e Poeira

Os smartphones Xiaomi 13T são os primeiros da série T a receberem a certificação IP68 para resistência a poeira e água, e estamos incrivelmente satisfeitos com esse desenvolvimento.

Tela e Recursos

Tela de Alta Resolução

A parte frontal abriga a tela OLED de 6,67 polegadas, que a Xiaomi nomeou de CrystalRes, provavelmente devido à maior resolução, agora de 1.220 x 2.712 pixels. O painel está repleto de recursos premium, como taxa de atualização dinâmica de 144Hz, profundidade de cor de 12 bits, amostragem de toque a 480Hz, modulação de largura de pulso (PWM) a 2.880Hz, além de suporte HDR10+ e Dolby Vision. Incrível!

Design da Tela

O OLED possui bordas suficientemente finas, mesmo em todos os lados. Já vimos bordas mais finas, é claro, mas geralmente em smartphones mais caros. Existe um pequeno orifício no centro da parte superior, um dos menores que já vimos, e ele acomoda a câmera selfie Quad-Bayer de 20MP, que é relativamente mediana em termos de qualidade.

Recursos Adicionais

Há duas coisas invisíveis a olho nu – a saída fina do alto-falante auricular e o scanner de impressão digital sob a tela. O leitor de impressão digital está sempre ativo, rápido e confiável, e não tivemos problemas ao usá-lo. O alto-falante auricular também funciona como um alto-falante estéreo e possui outra saída de som na parte superior do telefone.

Câmeras e Estrutura

Design da Parte Traseira

A parte traseira do modelo Azul Alpino é absolutamente deslumbrante. O couro vegano é agradável ao toque, e a cor azul claro combina muito bem!

Modulo de Câmera Destacado

O módulo da câmera é enorme e é a peça central aqui. É feito de vidro, tem um formato quadrado e é cercado por uma estrutura de plástico preto. Toda a coisa se destaca bastante na parte de trás e faz o telefone balançar nas mesas. A capa incluída resolve o problema de balanço, como de costume.

Configuração da Câmera

A câmera principal de 50MP fica na parte superior, enquanto a telefoto de 50MP fica na parte inferior. Ambas têm pequenos anéis ao redor delas, sobressaindo um pouco do vidro do módulo. A câmera ultragrande angular de 12MP e o flash único de LED estão ao redor, sem anéis para eles, no entanto. Há também uma pequena marca LEICA.

Estrutura e Dimensões

Design da Estrutura

A estrutura é feita de plástico, parece e parece espessa e possui um bom acabamento escovado que imita metal.

Disposição dos Botões

Não há nada no lado esquerdo. Os botões de volume e liga/desliga estão à direita.

Conexões e Alto-falantes

A parte superior do 13T Pro acomoda o emissor de infravermelho (IR blaster), um microfone e a saída para um dos alto-falantes estéreo. O outro alto-falante estéreo, maior e mais alto, fica na parte inferior, juntamente com a porta USB-C, o microfone principal e a bandeja do SIM.

Dimensões e Peso

O Xiaomi 13T Pro mede 162,2 x 75,7 x 8,5 mm e pesa 200g ou 206g, dependendo da parte traseira. Isso o coloca em linha com os demais smartphones de 6,67 polegadas com especificações semelhantes.

Manuseio e Conclusão

Experiência de Uso

Manuseamos o Xiaomi 13T Pro por mais de uma semana, e não temos reclamações. O telefone é construído com solidez e oferece uma aderência segura o suficiente, tem uma aparência adorável, e, apesar da enorme câmera na parte de trás, é bem equilibrado. Ficamos felizes em saber que os telefones Xiaomi 13T agora são à prova d’água, o que é incrível – não mais preocupações em torno de piscinas, em dias chuvosos ou perto de fontes de água.

Avaliação Final

No geral, achamos que o Xiaomi 13T Pro merece uma excelente avaliação em sua versão Azul Alpino, pois é visualmente impressionante e resistente a manchas, e um A- para os modelos de vidro duplo, porque têm uma aparência mais convencional e são propensos a manchas e outros inconvenientes pegajosos.

Com um design bem pensado, uma estrutura sólida e recursos notáveis, os Xiaomi 13T e 13T Pro certamente se destacam no mercado de smartphones. Sua resistência à água e poeira é uma adição bem-vinda, tornando-os ideais para uso em diversas condições. A tela de alta resolução e a configuração da câmera também contribuem para uma experiência de uso excepcional.

Independentemente da versão que você escolher, esses smartphones oferecem uma combinação atraente de estilo e desempenho, tornando-os dignos de consideração para quem procura um dispositivo de alta qualidade.

VER PREÇO

Duração da Bateria

O Xiaomi 13T Pro é alimentado por uma bateria de 5.000mAh, um leve upgrade em relação ao 13 Pro e com a mesma capacidade da bateria do 12T Pro.

Concluímos nossos testes de duração da bateria, e o Xiaomi 13T Pro obteve uma pontuação de resistência muito boa de 102 horas. No entanto, os testes de uso da tela são relativamente médios – o telefone durou cerca de 13 horas em nosso teste de navegação na web e 15 horas ao reproduzir vídeos em loop. Ele pode durar mais de um dia em chamadas telefônicas.

Nossos testes de bateria foram automatizados graças ao SmartViser, usando seu aplicativo viSerDevice. A pontuação de resistência denota por quanto tempo a carga da bateria durará se você usar o dispositivo por uma hora de telefonia, navegação na web e reprodução de vídeo diariamente. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

O Xiaomi 13T Pro tem um excelente desempenho em standby (cerca de 370 horas), o que ajudou a elevar sua pontuação total de resistência para mais de 100 horas. Mas, em comparação com o Xiaomi 13 Pro, ele se saiu pior em todos os testes, mas, se comparado com o 12T Pro, ele é, na verdade, um pouco melhor em quase todos os testes.

Velocidade de Carregamento

O Xiaomi 13T Pro suporta o carregamento HyperCharge de 120W para sua bateria de 5.000mAh. O telefone é fornecido com um carregador GaN de 120W e um cabo classificado em 6A, para que você esteja pronto para usar assim que abrir a caixa.

Assim como outros telefones Xiaomi com capacidade de 120W, o 13T Pro suporta o modo Boost Charge – essa função permite o carregamento mais rápido possível a 120W, mas apenas quando o telefone está com a tela desligada, como medida de prevenção contra superaquecimento. Essa opção vem desativada por padrão, mas você pode ativá-la nas configurações da bateria.

Naturalmente, realizamos nosso teste de carregamento com o modo Boost ativado, caso contrário, o telefone fica limitado a um carregamento de 60W-80W.

O Xiaomi 13T Pro e seu carregador de 120W são uma excelente combinação. Conseguimos 33% de carga em apenas 5 minutos. Em seguida, obtivemos 51% de carga em 10 minutos e 68% em 15 minutos! Uma carga completa levou 26 minutos, ligeiramente acima dos prometidos 19 minutos da Xiaomi.

VER PREÇO

Xiaomi 13T Pro vem com Android 13 com MIUI 14

O Xiaomi 13T Pro roda a mais recente MIUI 14 da empresa, baseada no Android 13. A Xiaomi promete quatro anos de atualizações principais do Android e mais um ano de patches de segurança para a série 13T.

Novidades na MIUI 14

Vamos dar uma rápida olhada nas novidades que encontramos na MIUI 14 rodando em nossa unidade do Xiaomi 13T Pro. Apenas oito aplicativos do sistema não podem ser desinstalados, o que representa um grande avanço em relação às versões anteriores da MIUI. Outras otimizações incluem a compressão automática de aplicativos que não estão sendo usados ativamente e um interruptor para desligar notificações permanentes. Essas parecem ser características do núcleo do Android 13, em vez da MIUI. A privacidade também foi aprimorada com criptografia de ponta a ponta e processamento local de dados do usuário.

Entretanto, muitas das adições esperadas na MIUI 14 a partir de seu lançamento oficial não estão presentes na versão internacional da MIUI 14. Nossa unidade não possui os novos widgets animados de personagens, mas possui o novo estilo de pastas ampliadas.

Também não encontramos o recurso de mesclagem de arquivos duplicados, os controles de troca de dispositivos cruzados de acessórios sem fio da Xiaomi, nem os novos recursos de conta familiar. No entanto, a melhoria na identificação e extração de texto de imagens na galeria está presente.

Além dessas poucas mudanças, a MIUI não passou por grandes alterações e os usuários se sentirão em casa.

Interface e Personalização

A divisão entre a tela de notificações e o Centro de Controle está habilitada por padrão desta vez, e isso é provavelmente algo bom. Achamos isso bastante conveniente e é uma maneira de educar os usuários sobre a abordagem única da MIUI para a interface do usuário. E caso você não goste, pode sempre voltar à tela de notificações padrão com atalhos rápidos em um só lugar.

A tela inicial, os aplicativos recentes e o menu de configurações gerais são como de costume. A gaveta de aplicativos também está habilitada por padrão, e gostamos que a Xiaomi tenha colocado a barra de pesquisa na parte inferior da tela para facilitar o alcance. Existem categorias de aplicativos personalizados e predefinidos para uma navegação mais rápida.

Os aplicativos recentes no MIUI alternam a lista de aplicativos verticalmente e oferecem vários atalhos úteis. É onde você pode abrir aplicativos em janelas flutuantes. No entanto, você só pode ter um aplicativo flutuante aberto de cada vez. Caso deseje um atalho mais rápido para aplicativos que suportam janelas de formato livre, basta ativar a Barra Lateral.

Segurança e Personalização

Falando em segurança, o leitor de impressões digitais é rápido e confiável. Não tivemos problemas, mesmo quando estávamos do lado de fora em um dia ensolarado. Há funcionalidades estendidas para o leitor de impressões digitais, permitindo que você abra um aplicativo ou inicie uma ação assim que desbloquear o dispositivo – basta manter o dedo no leitor quando ele desbloquear.

É muito semelhante à função OxygenOS da OnePlus/Oppo’s ColorOS/Realme UI, mas esta não permite personalização. Não encontramos uma maneira de adicionar aplicativos de atalho, então você fica com a busca e o scanner de código QR.

Também há um recurso experimental que permite usar o leitor de impressões digitais para medir a frequência cardíaca. É um pouco instável, mas ainda é uma adição interessante.

Multimídia e Armazenamento

A MIUI 14 vem com seus aplicativos multimídia proprietários – há Galeria, Música e Mi Vídeo (ambos com opções locais e de streaming). Um gerenciador de arquivos MIUI também está a bordo. E, claro, há um aplicativo Mi Remote que utiliza o emissor de infravermelho integrado.

No geral, a MIUI 14 mudou um pouco em relação à 13ª iteração. Pelo menos na nossa unidade do Xiaomi 13T Pro. Ela é tão ágil e personalizável quanto sempre. A Xiaomi deu atenção especial à resposta tátil desta unidade, e encontramos o motor de vibração preciso, forte e preciso. Há até ajuste de intensidade de feedback tátil se você achar obstrusivo ou não forte o suficiente.

No geral, concedemos ao Xiaomi 13T Pro uma excelente avaliação em desempenho, estabilidade e até mesmo resfriamento.